Informativo 747
Superior Tribunal de Justiça • 16 julgados • 30 de ago. de 2022
- Home
- Informativos
- STJ
- Informativo 747
Explore Mais Conteúdo
Explore conteúdo relacionado para aprofundar seus estudos
Competência do tribunal arbitral para decidir existência validade e eficácia da cláusula compromissória
Quando houver cláusula arbitral, em regra, submete-se ao tribunal arbitral qualquer questão que envolva a existência, validade e eficácia da cláusula compromissória.
Responsabilidade objetiva do clube mandante por danos a torcedores visitantes em tumulto com explosivos
Em partida de futebol, se houver tumulto causado por artefatos explosivos jogados contra a torcida visitante, o time mandante deve responder pelos danos causados aos torcedores.
Competência da Justiça Federal para executar honorários sucumbenciais após remessa à Justiça Estadual
A competência para cumprir honorários sucumbênciais da decisão é da Justiça Federal, mesmo se ela reconhecer a ilegitimidade passiva de autarquia federal e remeter o processo à Justiça Estadual.
Admissibilidade de provas por fonte independente e descoberta inevitável em processo administrativo disciplinar
De acordo com a teoria da fonte independente e da descoberta inevitável da prova, a decisão que exclui provas obtidas por acesso a e-mail funcional de servidor, não torna ilegal o uso de provas produzidas de forma independente por comissão disciplinar do processo administrativo.
Uso de marca concorrente como palavra-chave em links patrocinados configura concorrência desleal
Configura concorrência desleal a contratação de serviços de links patrocinados ( keyword advertising) prestados por provedores de busca na internet para obter posição privilegiada em resultado de busca em que o consumidor de produto ou serviço utiliza como palavra-chave a marca de um concorrente.
Honorários advocatícios na ação rescisória com reconhecimento de incompetência e remessa ao juízo rescisório
É devida a fixação de honorários advocatícios quando, em julgamento de ação rescisória, o Tribunal reconhece a sua incompetência, realizando apenas o juízo rescindendo, e submete ao órgão jurisdicional competente o juízo rescisório.
Isenção do art. 39 da LEF não inclui despesas de deslocamento de oficiais de justiça
A isenção de custas, emolumentos, preparo ou prévio depósito em favor da Fazenda Pública (art. 39 da Lei. n. 6.830/1980) não pode ser estendida às despesas com deslocamento dos oficiais de justiça para a prática da citação.
Legitimidade recursal no mandado de segurança e desnecessidade de intimação da autoridade coatora
Em mandado de segurança, a legitimidade para recorrer é da pessoa jurídica de direito público, sendo dispensável a intimação da autoridade coatora para fins de início da contagem do prazo recursal.
Excesso de prazo no inquérito policial e caracterização de constrangimento ilegal
Há excesso de prazo para conclusão de inquérito policial, quando, a despeito do investigado se encontrar solto e de não sofrer efeitos de qualquer medida restritiva, a investigação perdura por longo período e não resta demonstrada a complexidade apta a afastar o constrangimento ilegal.
Legitimidade ativa do espólio para reparação econômica retroativa de anistia política
O espólio possui legitimidade ativa para ajuizar ação postulando pelo pagamento de reparação econômica retroativa à data da concessão de anistia política, na hipótese em que a data do óbito do anistiado é posterior a esta.
Incapacidade da pessoa jurídica para celebrar acordo de colaboração premiada na Lei 12.850/2013
Pessoa jurídica não possui capacidade para celebrar acordo de colaboração premiada, previsto na Lei n. 12.850/2013.
Termo inicial do prazo prescricional em mútuo SFH no vencimento da última parcela
Em contrato de mútuo vinculado ao Sistema Financeiro de Habitação (SFH), o termo inicial para a contagem do prazo prescricional da pretensão de cobrança de parcelas vencidas é a data de vencimento da última parcela.
Legitimidade do exercício do poder regulamentar em decreto estadual sobre divulgação patrimonial de agentes públicos
Não extrapola o poder regulamentar da Administração Pública, ou os princípios que a regem, Decreto Estadual que dispõe sobre o dever de agentes púbicos disponibilizarem informações sobre seus bens e evolução patrimonial.
Superação excepcional da Súmula 7/STJ para revaloração probatória em crimes contra a dignidade sexual
Em crimes contra a dignidade sexual, é possível afastar, em caráter excepcional, o óbice da Súmula n. 7/STJ estritamente para a revaloração de prova ou de dados que estejam admitidos e delineados no decisório recorrido de forma explícita.
Contrariedade manifesta ao veredito do júri: cassação e novo júri, sem absolvição pelos juízes togados
O reconhecimento da manifesta contrariedade entre o veredito condenatório e as provas dos autos gera a cassação da sentença e submissão dos réus a novo júri, mas não sua absolvição imediata pelos juízes togados, na forma do art. 593, § 3º, do CPP.
Exclusividade do franqueado no contrato de franquia incluindo locações corporate fleet
O contrato de franquia deve ser interpretado no sentido de dar alcance do direito de exclusividade do franqueado, inclusive em relação às locações realizadas na modalidade "corporate fleet".