Informativo 802
Superior Tribunal de Justiça • 10 julgados • 28 de fev. de 2024
- Home
- Informativos
- STJ
- Informativo 802
Explore Mais Conteúdo
Explore conteúdo relacionado para aprofundar seus estudos
Competência do Juízo Estadual no cumprimento de sentença para ressarcimento de honorários periciais
É competência do Juízo Estadual processar e julgar o cumprimento de sentença promovido pelo INSS para ressarcimento de honorários periciais adiantados em ação acidentária.
Princípio da insignificância no descaminho reiterado habitualidade criminosa e discricionariedade judicial
1ª Tese: Em regra, a reiteração do crime de descaminho impede a aplicação do princípio da insignificância, independentemente do valor do tributo não recolhido; 2ª Tese: Mesmo nos casos de reiteração do crime de descaminho, o juiz poderá aplicar o princípio da insignificância, se entender que a medida é socialmente recomendável no caso concreto; 3ª Tese: Para verificar a habitualidade criminosa, não se aplica o período da reincidência previsto no artigo 64, I, do CP, cabendo a cada juiz, no caso concreto, avaliar o período transcorrido entre os crimes, podendo avaliar também os procedimentos penais e fiscais pendentes;
Responsabilidade do arrematante pelo laudêmio quando prevista em edital e carta de arrematação
A obrigação pelo recolhimento do laudêmio é de responsabilidade do arrematante quando assim estiver previsto no Edital do leilão e na Carta de Arrematação.
Continuidade normativo-típica na Lei de Improbidade Administrativa após abolição da violação genérica
Ainda que tenha sido abolida a possibilidade de responsabilização por violação genérica aos princípios administrativos no art. 11 da Lei de Improbidade Administrativa, a previsão expressa da conduta em novo dispositivo legal indica a continuidade normativa para fins de punição.
Remição de pena por EAD exige instituição de ensino credenciada no SISTEC do MEC
Para fins de remição de pena, a instituição de ensino que ministra o curso à distância deve estar credenciada junto ao Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) do Ministério da Educação.
Regra específica da execução assegura legitimidade do cessionário na cessão de crédito
No caso da cessão de crédito, há regra processual específica aplicável ao processo de execução que garante legitimidade processual ao cessionário, por isso, ficam afastadas as disposições legais em sentido contrário destinadas ao processo de conhecimento e, consequentemente, a legitimidade do cedente.
Cobertura obrigatória de equoterapia e musicoterapia para TGD e TEA nos planos de saúde
A equoterapia e a musicoterapia são de cobertura obrigatória pelas operadoras de planos de saúde para os beneficiários com transtornos globais do desenvolvimento, dentre eles o transtorno do espectro autista.
Inaplicabilidade do limite de 150 salários mínimos do art. 83 LRE no concurso singular
Não é possível a aplicação do limite de crédito de 150 (cento e cinquenta) salários-mínimos, previsto no art. 83, I, da Lei n. 11.101/2005, à hipótese de concurso singular de credores contra devedor solvente.
Afastamento da prisão civil do devedor de alimentos por falta de urgência na execução
A prisão civil do devedor de alimentos pode ser afastada quando, no caso concreto, não houver urgência no recebimento dos alimentos executados.
Rateio proporcional dos honorários de sucumbência entre vencedores com patronos distintos
Havendo mais de um vencedor representado por escritórios de advocacia diferentes, os honorários de sucumbência deverão ser partilhados entre eles, na proporção das respectivas pretensões.