Informativo 715
Superior Tribunal de Justiça • 14 julgados • 26 de out. de 2021
- Home
- Informativos
- STJ
- Informativo 715
Explore Mais Conteúdo
Explore conteúdo relacionado para aprofundar seus estudos
Indicação de link do tribunal não comprova a tempestividade do recurso
A simples indicação de link de site do Tribunal de origem nas razões recursais não é suficiente para comprovar a tempestividade do recurso.
Inadmissibilidade do agravo de instrumento contra decisões interlocutórias de instrução probatória impugnáveis por apelação
Não cabe agravo de instrumento contra decisões interlocutórias sobre a instrução probatória. Tais decisões podem ser impugnadas na apelação.
Regime de bens na união estável por contrato escrito efeitos ex nunc e retroatividade judicial
A escolha do regime de bens da união estável por contrato escrito possui efeitos ex nunc. Os efeitos só serão retroativos se houver expressa autorização judicial (art. 1.639, §2º, CC).
Custeio estatal dos honorários periciais em ações acidentárias com autor isento de sucumbência
Nas ações de acidente do trabalho, os honorários periciais ficam a cargo do Estado quando a parte autora for beneficiária da isenção de ônus sucumbenciais do art. 129 da Lei 8.213/91 e não tiver a pretensão atendida.
Alcance subjetivo da coisa julgada no mandado de segurança coletivo por associação
A coisa julgada formada em mandado de segurança impetrado por associação civil de oficiais militares beneficia todos os militares e pensionistas integrantes da categoria substituída, independentemente de serem filiados à associação ou de terem constado na lista apresentada no mandado.
Multa à PJ por não indicar condutor exige dupla notificação: autuação e penalidade
Em caso de multa aplicada à PJ proprietária de veículo, por não indicar o condutor infrator, deve-se fazer dupla notificação: uma para a autuação e a segunda para a aplicação da penalidade (vide arts. 280 a 282 do CTB).
Preclusão parcial no agravo interno por capítulo autônomo não impugnado e Súmula 182 do STJ
No agravo interno, a falta de impugnação de capítulo autônomo/independente da decisão monocrática sobre REsp ou Agravo em REsp dá causa à preclusão apenas da matéria não impugnada, afastando a súmula 182 do STJ.
Monitoração eletrônica no regime aberto após progressão não configura constrangimento ilegal
O uso de tornozeleira eletrônica pelo réu beneficiado com a progressão ao regime aberto não implica constrangimento legal.
Requisitos probatórios para caracterização de concorrência desleal por imitação de trade dress
Para configuração da prática de atos de concorrência desleal derivados de imitação de trade dress , o titular deve comprovar: a utilização de determinado conjunto-imagem apenas como forma de diferenciação do bem no mercado; a distintividade e anterioridade de uso; e a confusão ou associação indevida.
Direito subjetivo à nomeação de aprovados dentro das vagas em concurso público
O Poder Público não pode deixar de nomear aprovados dentro do número de vagas em concurso público, salvo em situações excepcionais que envolvam critérios de superveniência, imprevisibilidade, gravidade e necessidade. Não basta a alegação de circunstâncias como a pandemia e a crise econômica, nem o alerta do Tribunal de Contas sobre o limite prudencial.
Procuração para transferência de imóvel acima de 30 salários mínimos exige instrumento público
A procuração para transferência do imóvel com valor superior a 30 salários mínimos deverá ser feita por instrumento público.
Ingresso policial em quarto de hotel sem mandado diante de flagrante delito com fundadas razões
Havendo fundadas razões que demonstrem a ocorrência de crime e a hipótese de flagrante delito, os policiais podem invadir o quarto de hotel ocupado pelo acusado, sem autorização judicial e sem o consentimento do hóspede, desde que o espaço não seja usado como moradia permanente.
Validade da CPR financeira sem índice de preços e instituição apuradora, com preço claramente identificável
É válida a cédula de produto rural financeira que possibilite a clara identificação do preço, ainda que não indique o índice de preços a ser utilizado no resgate do título e a instituição responsável por sua apuração ou divulgação.
Dever judicial de assegurar defesa técnica ante recusa do advogado nas alegações finais
Se o advogado se recusa a oferecer alegações finais, o juiz deve oportunizar à parte a substituição dele ou requerer que a Defensoria Pública ofereça as alegações finais.