Informativo 776
Superior Tribunal de Justiça • 13 julgados • 24 de mai. de 2023
- Home
- Informativos
- STJ
- Informativo 776
Explore Mais Conteúdo
Explore conteúdo relacionado para aprofundar seus estudos
Avaliação do requisito subjetivo do livramento condicional exige histórico prisional integral
A avaliação do requisito subjetivo para concessão do livramento condicional (bom comportamento durante a execução da pena), deve considerar todo o histórico prisional, não somente 12 meses.
Limites da impenhorabilidade do bem de família em garantia fiduciária para pessoa jurídica
A oferta voluntária de seu único imóvel residencial em garantia a um contrato de mútuo, favorecedor de pessoa jurídica em alienação fiduciária, não conta com a proteção irrestrita do bem de família.
Impossibilidade de crédito básico de PIS/COFINS a agroindústrias sob suspensão da Lei 10.925/2004
As pessoas jurídicas agroindustriais não têm direito à obtenção de "crédito básico" (Leis n. 10.637/2002 e 10.833/2003) de PIS/COFINS, quando presentes os pressupostos objetivos e subjetivos previstos na Lei n. 10.925/2004 para a suspensão do tributo na etapa anterior.
Depoimento testemunhal indireto não constitui justa causa para ação penal
O depoimento testemunhal indireto não possui a capacidade necessária para sustentar uma acusação e justificar a instauração do processo penal, sendo imprescindível a presença de outros elementos probatórios substanciais.
Tema 1199/STF: retroatividade restrita da Lei 14.230/2021 à improbidade culposa sem trânsito em julgado
Em atenção ao Tema 1199/STF, deve-se conferir interpretação restritiva às hipóteses de aplicação retroativa da Lei n. 14.230/2021, adstringindo-se aos atos ímprobos culposos não transitados em julgado.
Isenção de IRPF sobre proventos de aposentadoria por LER/DORT com nexo laboral comprovado
Se comprovado por meio inequívoco que o contribuinte sofre de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT), cuja causa seja o trabalho desempenhado, há direito líquido e certo à isenção de imposto de renda pessoa física - IRPF sobre os proventos de aposentadoria recebidos.
Teto remuneratório nos jetons de Ministros em conselhos de empresas estatais
O valor recebido por Ministros de Estado pela participação em conselhos de empresas públicas e sociedades de economia mista, e suas subsidiárias, não se submete ao teto remuneratório constitucional, salvo no caso de as estatais receberem recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral.
Plano de saúde deve inscrever menor sob guarda como dependente natural equiparado a filho
O menor sob guarda judicial do titular de plano de saúde deve ser equiparado a filho natural, impondo-se à operadora a obrigação de inscrevê-lo como dependente natural - e não como agregado - do guardião.
Vedação ao ingresso domiciliar e à varredura por mandado de busca e apreensão de menor
A expedição de mandado de busca e apreensão de menor não autoriza o ingresso no domicílio e a realização de varredura no local.
Interrupção da prescrição retroage à formação válida da petição inicial art. 240 §1º CPC
A interrupção da prescrição, na forma prevista no § 1º do artigo 240 do Código de Processo Civil, retroagirá à data em que petição inicial reunir condições de se desenvolver de forma válida e regular do processo.
Responsabilidade de instituições financeiras e dever de indenizar por compras fraudulentas no cartão de crédito
A instituição financeira descumpre seu dever de segurança ao autorizar compras de alto valor com cartão de crédito em estabelecimento suspeito, devendo indenizar o consumidor que foi vítima do golpe.
Responsabilidade solidária por reprodução não autorizada de obra intelectual e beneficiários do lucro
Há responsabilidade solidária entre aquele que reproduz obra intelectual sem autorização e aquele que obtém ganho, vantagem ou lucro direto ou indireto com a reprodução.
Início da colocação em família substituta antes da sentença de destituição do poder familiar
A circunstância de ainda não ter sido proferida sentença nos autos da ação de destituição do poder familiar não veda que seja iniciada a colocação da criança em família substituta.