Cassação de aposentadoria e caráter solidário do regime de previdência

STF
975
Direito Administrativo
Direito Constitucional
Geral
2 min de leitura
Atualizado em 4 de fevereiro de 2026

Este julgado integra o

Informativo STF 975

Comentário Damásio

O comentário deste julgado está em desenvolvimento

Você precisa estar logado para ver o comentário

Faça login para acessar os comentários exclusivos do Damásio

Resumo

A aplicação da penalidade de cassação de aposentadoria ou disponibilidade é compatível com o caráter contributivo e solidário do regime próprio de previdência dos servidores públicos. A eventual impossibilidade de aplicação de sanção administrativa a servidor aposentado, a quem a penalidade de cassação de aposentadoria se mostra como única sanção à disposição da Administração, resultaria em tratamento diverso entre servidores ativos e inativos, para o sancionamento dos mesmos ilícitos, em prejuízo do princípio isonômico e da moralidade administrativa, e representaria indevida restrição ao poder disciplinar da Administração em relação a servidores aposentados que cometeram faltas graves enquanto em atividade, favorecendo a impunidade.

Conteúdo Completo

A  aplicação  da  penalidade  de cassação  de aposentadoria  ou  disponibilidade  é  compatível  com  o  caráter contributivo   e   solidário   do   regime   próprio   de   previdência   dos   servidores   públicos.   A eventual impossibilidade  de  aplicação  de  sanção  administrativa  a  servidor  aposentado,  a  quem  a  penalidade  de cassação  de  aposentadoria  se  mostra  como  única  sanção  à  disposição  da  Administração,  resultaria  em tratamento  diverso  entre  servidores  ativos  e  inativos,  para  o  sancionamento  dos  mesmos  ilícitos,  em prejuízo  do  princípio  isonômico  e  da  moralidade  administrativa,  e  representaria  indevida  restrição  ao poder  disciplinar  da  Administração  em  relação  a  servidores  aposentados  que  cometeram  faltas  graves enquanto em atividade, favorecendo a impunidade.

Legislação Aplicável

LEI 8.112/1990: art. 127, IV e 134
EC 3/1993
EC 20/1998
EC 41/2003

Informações Gerais

Número do Processo

418

Tribunal

STF

Data de Julgamento

15/04/2020

Outras jurisprudências do Informativo STF 975

Covid-19: ADO e fixação de renda temporária mínima

Covid-19 e pedidos de acesso à informação

Há indícios de inconstitucionalidade no do art. 6º-B da Lei 13.979/20201, incluído pelo art. 1º da Medida Provisória (MP) 928/2020, na parte em que cria restrições para o acesso à informação — no âmbito das medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus (Covid-19) —, em razão de ofensa ao princípio da publicidade, visto como um dos vetores imprescindíveis à Administração Pública no âmbito dos três Poderes.

Covid-19: direito do trabalho e pandemia do novo Coronavírus

Há indícios de inconstitucionalidade nos arts. 29 e 31 da Medida Provisória 927/20202, a qual dispõe sobre a possibilidade de celebração de acordo individual escrito, a fim de garantir a permanência do vínculo empregatício, durante o período da pandemia do novo coronarvírus (covid-19), bem como sobre diversas providências a serem tomadas nesse período de calamidade pública relativas aos contratos de trabalho.

Crime de desobediência: ato atentatório à dignidade da Justiça e tipicidade – 2

Remoção de procuradores estaduais por interesse público e a submissão ao Colégio de Procuradores

A garantia da inamovibilidade conferida pela Constituição Federal aos magistrados, aos membros do Ministério Público e aos membros da Defensoria Pública (artigos 93, VIII; 95, II; 128, § 5º, b; e 134, parágrafo único) não pode ser estendida aos procuradores de estado, pois não guardam pertinência com as funções conferidas aos membros daquelas instituições.