Informativo 813
Superior Tribunal de Justiça • 12 julgados • 22 de mai. de 2024
- Home
- Informativos
- STJ
- Informativo 813
Explore Mais Conteúdo
Explore conteúdo relacionado para aprofundar seus estudos
Reconhecimento de filiação não afeta a prescrição da ação de petição de herança
A ação de reconhecimento de filiação não impede, não interrompe e tampouco suspende o prazo prescricional da ação de petição de herança.
Validade e requisitos do cancelamento automático de precatórios e RPV por inércia e prazo legal
Para que o cancelamento automático de precatório e/ou de RPV seja válido, os seguintes requisitos devem estar preenchidos cumulativamente: (i) o cancelamento deve ter ocorrido entre 06/07/2017 (data da publicação da Lei 13.463/2017) e 06/07/2022 (data da publicação da ata da sessão de julgamento da ADI 5.755/DF); (ii) a inércia do credor deve estar efetivamente caracterizada, inexistindo circunstâncias alheias à sua vontade que impedissem o levantamento; e (iii) decurso do prazo de 2 anos sem levantamento do depósito.
Eficácia do pagamento direto de FGTS homologado e obrigações remanescentes perante União e CEF
São eficazes os pagamentos de FGTS realizados diretamente pelo empregador ao empregado e homologados em acordo pela Justiça do Trabalho, o que não afasta a obrigação de o empregador quitar parcelas devidas à União e à Caixa Econômica Federal não alcançadas pelo acordo.
Retroatividade do percentual de 50% para progressão e livramento condicional em crimes hediondos
É válida a aplicação retroativa do percentual de 50% para fins de progressão de regime, ao condenado por crime hediondo, com resultado morte, que seja reincidente genérico. Além disso, é possível a posterior concessão do livramento condicional, podendo ser formulado com base no art. 83, inciso V, do Código Penal.
Vedação do EJA a menores de 18 para acesso imediato ao ensino superior
O menor de 18 anos que não concluiu a educação básica não pode realizar o Educação de Jovens e Adultos (EJA) para ingresso imediato em curso superior.
Solidariedade entre corréus na indisponibilidade de bens em ação de improbidade administrativa
Para fins de indisponibilidade de bens, há solidariedade entre os corréus da ação de improbidade administrativa, de modo que a constrição deve recair sobre os bens de todos eles, sem divisão em quota-parte.
Bis in idem de honorários sucumbenciais na execução fiscal e parcelamento fiscal
Configura bis in idem determinar, na execução fiscal, o pagamento de honorários sucumbenciais, quando tal verba já houver sido prevista na esfera administrativa, por ocasião da adesão do contribuinte ao Programa de Parcelamento Fiscal.
Invalidade da colaboração premiada por violação do sigilo profissional do advogado
É inválido o acordo de colaboração premiada que viola o sigilo profissional do advogado.
Justiça Federal não atrai competência por mera alegação de intervenção de entes federais
A mera alegação por uma das partes da necessidade de intervenção da União, entidade autárquica ou empresa pública federal em uma demanda entre pessoas privadas em trâmite na Justiça Estadual é insuficiente para que haja o deslocamento de competência para a Justiça Federal.
Proibição de substituir intimação judicial de testemunhas de defesa por declarações escritas
O juízo não pode recusar a intimação judicial das testemunhas de defesa por falta de justificação do pedido, substituindo a intimação por declarações escritas das testemunhas consideradas pelo juízo como meramente abonatórias. Tal conduta viola o princípio da paridade de armas e do direito de ampla defesa.
Competência do juízo da execução fiscal na prescrição intercorrente de crédito tributário falimentar
A prescrição intercorrente de crédito tributário que se busca habilitar perante o juízo da falência, quando analisada após a vigência da Lei nº 14.112/2020, é competência do juiz da execução fiscal, conforme o incidente de classificação de créditos públicos.
Cômputo do recolhimento domiciliar noturno como pena cumprida para progressão de regime
Computado o tempo do recolhimento domiciliar noturno como pena cumprida, não há razão para deixar de considerá-lo também para fins de progressão de regime.