Informativo 820
Superior Tribunal de Justiça • 12 julgados • 06 de ago. de 2024
- Home
- Informativos
- STJ
- Informativo 820
Explore Mais Conteúdo
Explore conteúdo relacionado para aprofundar seus estudos
Atipicidade material no estupro de vulnerável e mitigação do Tema 918 do STJ
É possível o reconhecimento da atipicidade de conduta que configuraria o crime de estupro de vulnerável, quando as circunstâncias fáticas verificadas indicarem que o bem jurídico não foi vulnerado, sendo possível mitigar o entendimento do Tema Repetitivo nº 918.
Competência da justiça estrangeira para expedição de passaportes e saída de menores domiciliados no exterior
A Justiça estrangeira é competente para analisar o pedido de expedição de passaportes para menores e decidir sobre a saída do país quando este for o domicílio das crianças e de seus genitores.
Competência dos Tribunais de Contas para julgar atos de gestão de prefeitos municipais
Os Tribunais de Contas detêm competência para julgar atos de gestão praticados por prefeitos municipais.
Competência judicial para impor ao Poder Público estudos ambientais e sociais
O Poder Judiciário pode determinar que o Poder Público realize estudos para proteger o meio ambiente e a população vulnerável que habita áreas de risco.
Anulação judicial de atos do CARF somente por ilegalidade contrariedade jurisprudencial ou abuso de poder
Os atos do CARF só podem ser invalidados pelo Poder Judiciário em situações bastante específicas: (i) quando for evidente a ilegalidade, (ii) quando forem contrários a entendimento jurisprudencial, ou (iii) quando houver houver desvio/abuso de poder.
Alienação judicial de vaga de garagem autônoma a terceiros exige autorização da convenção condominial
Em regra, a vaga de garagem autônoma não pode ser alienada judicialmente a terceiro estranho ao condomínio, exceto se a própria convenção condominial autorizar.
Impossibilidade de salvo-conduto em habeas corpus para aborto sem prova médica ADPF 54 inaplicável
Não é possível conceder salvo-conduto em habeas corpus para interrupção da gravidez, aplicando por analogia o entendimento da ADPF nº 54/STF, quando não há comprovação médica da impossibilidade total de vida fora do útero.
Recurso inexistente no CPC/2015 não gera preclusão consumativa e admite recurso adequado
A interposição de um recurso inexistente no rol do CPC/15 não gera preclusão consumativa, sendo cabível a interposição posterior do recurso previsto na legislação.
Obrigatoriedade de liberação de honorários advocatícios contratuais até 20 por cento do patrimônio bloqueado
Quando a relação entre advogado e cliente for lícita e não houver indícios de fraude, há obrigatoriedade de se liberar o valor integral dos honorários advocatícios acordados entre as partes, desde que não ultrapassado o limite legal de 20% do patrimônio bloqueado do cliente.
Abusividade de cláusula que transfere ao consumidor riscos de equipamentos de telecomunicações
É abusiva a cláusula que impõe ao consumidor os riscos pela locação ou comodato de equipamentos necessários para prestação de serviços de TV por assinatura e internet, ainda que decorrente de caso fortuito ou força maior (como roubo, perda, furto, roubo, extravio).
Nulidade do reconhecimento fotográfico por envio informal de foto via aplicativo de mensagens
É nulo o reconhecimento fotográfico realizado através do envio informal de foto do suspeito via aplicativo de mensagens para a vítima.
Uso livre de desenho industrial não registrado e inexistência de violação à LPI
A novidade estética de desenho industrial não registrado no INPI pode ser utilizada por terceiros, independentemente de autorização, não representando violação à Lei de Propriedade Industrial.