Informativo 808
Superior Tribunal de Justiça • 15 julgados • 16 de abr. de 2024
- Home
- Informativos
- STJ
- Informativo 808
Explore Mais Conteúdo
Explore conteúdo relacionado para aprofundar seus estudos
Validade da diferenciação de mensalidades entre séries por alteração pedagógica onerosa
É válida a cobrança de mensalidades entre alunos de diferentes anos, desde que a instituição de ensino demonstre que o aumento é justificado por uma mudança no método pedagógico que acarrete em maiores custos.
Nulidade de intimação por edital para alegações finais em processo administrativo ambiental exige prejuízo concreto
Nos processos administrativos ambientais somente é possível a declaração judicial de nulidade decorrente da intimação editalícia para apresentação de alegações finais se comprovado prejuízo concreto à defesa do autuado.
Resolução da cessão real de uso de jazigos: retorno da titularidade, restituição e retenção proporcional
Na cessão real de uso de jazigos, a resolução do contrato implica o retorno das partes ao status quo ante , devendo a titularidade do direito real retornar ao mantenedor do cemitério, com a restituição do respectivo valor pago, admitindo-se a retenção de percentual suficiente para indenizar pelo tempo de privação de uso do jazigo.
Cumprimento definitivo da parcela incontroversa e coisa julgada progressiva no CPC 2015
Reconhece-se que o CPC de 2015 inclui a coisa julgada progressiva e autoriza o cumprimento definitivo de parcela incontroversa da sentença condenatória como expressões dos princípios da efetividade da prestação jurisdicional e da razoável duração do processo e como forma de prestigiar o princípio do dispositivo.
Voto em conflito de interesses em assembleia de S.A.: anulabilidade e desconstituição prévia para responsabilização
O vício de voto, na hipótese de acionista votar em assembleia-geral de sociedade anônima para aprovar suas próprias contas como administrador, conduz à anulabilidade da operação autorizada, porém, para responsabilização do administrador, é necessária a prévia desconstituição da assembleia que autorizou a operação.
Reconhecimento judicial de obrigação contratual alimentar a clérigo inativo sem interferência estatal
O reconhecimento de obrigação contratual de pagar verba de natureza alimentar a padre ou pastor inativo não configura interferência indevida do poder público na organização e funcionamento das organizações religiosas.
Confisco de bens de terceiro lavador condicionado à prova de vínculo ao crime antecedente
O patrimônio de terceiro que praticou a lavagem de dinheiro, mas não cometeu o crime antecedente, só poderá ser atingido, se for demonstrado que determinados bens, direitos ou valores constituem instrumento, produto ou proveito do crime anterior.
Validade da notificação por e-mail para cadastro de inadimplentes com prova de envio e entrega
O consumidor pode ser notificado via e-mail acerca da inscrição de seu nome em cadastro de inadimplentes, desde que comprovado o envio e entrega da comunicação ao servidor de destino.
Aplicação subsidiária do direito de extensão rural à desapropriação por utilidade ou necessidade pública
É possível a aplicação subsidiária do direito de extensão previsto na desapropriação de imóvel rural (Lei Complementar nº 76/1993) para os casos de desapropriação por necessidade ou utilidade pública (Decreto-Lei 3.365/1941) quando a área remanescente for reduzida à superfície inferior a da pequena propriedade rural.
Alteração de sobrenome após separação somente mediante circunstâncias justificadoras idôneas
Em caso de separação, a alteração do sobrenome só pode ser feita quando houver circunstâncias que justifiquem a mudança.
Cobertura obrigatória de medicamentos oncológicos por planos de saúde além do rol da ANS
O plano de saúde deve custear medicamentos para o tratamento de câncer, independentemente da natureza taxativa ou exemplificativa do rol da ANS.
Competência da guarda municipal restrita à proteção patrimonial sem função policial ostensiva ou investigativa
A função das guardas municipais é restrita à proteção de bens, serviços e instalações municipais, não lhes sendo permitido realizarem atividades ostensivas ou investigativas típicas das polícias militar e civil.
Renúncia do advogado comunicada ao cliente dispensa intimação para regularização da representação
A renúncia do advogado, devidamente comunicada ao cliente, não depende de intimação da parte para regularizar a representação processual nos autos, pois cabe a ela o ônus de constituir novo advogado.
Impossibilidade de liquidação do seguro garantia na execução fiscal antes do trânsito em julgado
É incabível a liquidação do seguro garantia oferecido em execução fiscal antes do trânsito em julgado de ação anulatória ou dos respectivos embargos.
Majoração de danos morais coletivos irrisórios sem violar a Súmula 7/STJ
Não viola a súmula n. 7/STJ a majoração de valor irrisório de danos morais coletivos em razão da publicação na Internet de artigo ofensivo à honra dos povos indígenas.