Informativo 676
Superior Tribunal de Justiça • 8 julgados • 04 de ago. de 2020
- Home
- Informativos
- STJ
- Informativo 676
Explore Mais Conteúdo
Explore conteúdo relacionado para aprofundar seus estudos
Risco de Covid-19 em acolhimento institucional como fundamento para manutenção da criança com família substituta
O risco de contaminação pela Covid-19 em casa de acolhimento pode justificar a manutenção da criança com a família substituta.
Direito ao FGTS de servidores estatutários efetivados por lei inconstitucional em Minas Gerais
Os servidores efetivados pelo Estado de Minas Gerais submetidos ao regime estatutário, por meio de dispositivo da LCE n. 100/2007, declarado posteriormente inconstitucional pelo STF na ADI 4.876/DF, têm direito aos depósitos no FGTS referentes ao período irregular de serviço prestado.
Limite de 30% na compensação de prejuízos fiscais do IRPJ e CSLL na incorporação societária
Não é direito subjetivo do contribuinte compensar seus prejuízos fiscais do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica - IRPJ e da base de cálculo negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL sem observância do limite de 30% a que se referem os arts. 15 e 16 da Lei n. 9.065/1995 quando ocorre o desaparecimento da empresa por incorporação.
Imutabilidade dos critérios de atualização fixados em coisa julgada no cumprimento de sentença
Na fase de cumprimento de sentença não se pode alterar os critérios de atualização dos cálculos estabelecidos na decisão transitada em julgado, ainda que para adequá-los ao entendimento do STF firmado em repercussão geral.
Natureza trabalhista dos créditos por danos morais na recuperação judicial
Em sede de recuperação judicial, os créditos originados de condenação por danos morais na Justiça do Trabalho são classificados como trabalhistas, não quirografários.
Aplicação do art. 187 do Decreto 3.048/1999 na aposentadoria por direito adquirido pré-EC 20/1998
É aplicável o art. 187 do Decreto n. 3.048/1999, quando a aposentadoria foi deferida com base no direito adquirido anterior à vigência da Emenda Constitucional n. 20/1998, devendo a atualização dos salários de contribuição integrantes do período básico de cálculo observar como marco final a data ficta de dezembro de 1998 e, a partir de então, a renda mensal inicial deverá ser reajustada até a data da entrada do requerimento administrativo pelos índices de reajustamento dos benefícios.
Inexistência de isenção de custas processuais às fundações públicas de direito privado
As fundações públicas de direito privado não fazem jus à isenção das custas processuais.
Prazo decadencial decenal aplicável a questões não apreciadas na concessão de benefício previdenciário
Aplica-se o prazo decadencial de dez anos estabelecido no art. 103, caput, da Lei n. 8.213/1991 às hipóteses em que a questão controvertida não foi apreciada no ato administrativo de análise de concessão de benefício previdenciário.