Informativo 658
Superior Tribunal de Justiça • 20 julgados • 15 de out. de 2019
- Home
- Informativos
- STJ
- Informativo 658
Explore Mais Conteúdo
Explore conteúdo relacionado para aprofundar seus estudos
Exceção à impenhorabilidade do bem de família por crédito de empreitada de construção residencial
O crédito oriundo de contrato de empreitada para a construção, ainda que parcial, de imóvel residencial, encontra-se nas exceções legais à impenhorabilidade do bem de família.
Inadmissibilidade de instauração do IRDR após conclusão do julgamento de mérito do processo
Não caberá a instauração de IRDR se já encerrado o julgamento de mérito do recurso ou da ação originária, mesmo que pendente de julgamento embargos de declaração.
Assédio processual como abuso do direito de ação ou defesa por demandas sucessivas infundadas
O ajuizamento de sucessivas ações judiciais, desprovidas de fundamentação idônea e intentadas com propósito doloso, pode configurar ato ilícito de abuso do direito de ação ou de defesa, o denominado assédio processual.
Inoponibilidade das limitações da Lei de Proteção de Cultivares às patentes de transgenia
As limitações ao direito de propriedade intelectual constantes do art. 10 da Lei n. 9.456/1997 - aplicáveis tão somente aos titulares de Certificados de Proteção de Cultivares - não são oponíveis aos detentores de patentes de produto e/ou processo relacionados à transgenia cuja tecnologia esteja presente no material reprodutivo de variedades vegetais.
Oponibilidade de exceções pessoais ao portador de cheque prescrito no direito brasileiro
É possível a oposição de exceção pessoal ao portador de cheque prescrito.
Cabimento de agravo de instrumento contra decisão sobre distinção em processos sobrestados por recursos repetitivos
Cabe agravo de instrumento contra decisão do juízo de primeiro grau que resolve o requerimento de distinção de processos sobrestados em razão de recursos repetitivos.
Flexibilização da diferença etária mínima de 16 anos entre adotante e adotado por socioafetividade
A diferença etária mínima de 16 (dezesseis) anos entre adotante e adotado pode ser flexibilizada à luz do princípio da socioafetividade.
Dispensa de remessa necessária em sentenças ilíquidas contra o INSS até mil salários mínimos
Após a entrada em vigor do Código de Processo Civil de 2015, é dispensável a remessa necessária nas sentenças ilíquidas proferidas em desfavor do INSS, cujo valor mensurável da condenação ou do proveito econômico seja inferior a mil salários mínimos.
Agravo de instrumento como único meio para impedir a estabilização da tutela antecipada antecedente
Apenas a interposição de agravo de instrumento contra a decisão antecipatória dos efeitos da tutela requerida em caráter antecedente é que se revela capaz de impedir a estabilização, nos termos do disposto no art. 304 do Código de Processo Civil.
Estágio em prorrogação do MP-SP como atividade jurídica de bacharel em Direito
A atividade denominada estágio em prorrogação do Ministério Público do Estado de São Paulo deve ser considerada privativa de bacharel em Direito para fins de atribuição de pontos pelo exercício de atividade jurídica na prova de títulos em concurso público.
Dívida de corrida de táxi não configura coisa alheia móvel para tipicidade dos delitos patrimoniais
A dívida de corrida táxi não pode ser considerada coisa alheia móvel para fins de configuração da tipicidade dos delitos patrimoniais.
Ilegalidade da pena de perdimento de veículo de locadora sem participação em contrabando ou descaminho
É ilegal a pena de perdimento do veículo pela locadora que não teve participação no crime de contrabando e/ou descaminho.
Apreensão integral da carga por transporte de madeira excedente sem guia de autorização
O transporte em quantidade excessiva de madeira, não acobertada pela respectiva guia de autorização, legitima a apreensão de toda a mercadoria.
Vedação à imposição estatal de cláusula penal genérica em contratos de consumo
É indevida a intervenção estatal para fazer constar cláusula penal genérica contra o fornecedor de produto em contrato padrão de consumo.
Condenação criminal transitada em julgado impede exercício profissional do vigilante por falta de idoneidade moral
A existência de condenação criminal transitada em julgado impede o exercício da atividade profissional de vigilante por ausência de idoneidade moral.
Termo inicial da prescrição pela ciência da União sobre ausência de transferência de obrigações enfitêuticas
O termo inicial do prazo prescricional para a cobrança da multa prevista no § 2º do art. 116 do Decreto-Lei n. 9.760/1946 é a data em que a União tem ciência efetiva da ausência de transferência das obrigações enfitêuticas.
Incidência de Imposto de Renda sobre Abono de Permanência sem modulação temporal segundo STJ
O entendimento firmado no Recurso Especial repetitivo 1.192.556/PE, no sentido de que incide Imposto de Renda sobre o Abono de Permanência, deve ser aplicado sem modulação temporal de seus efeitos.
Responsabilidade da Defensoria Pública por multa do art. 265 do CPP no Tribunal do Júri
A multa por abandono do plenário do júri por defensor público, com base no art. 265 do CPP, deve ser suportada pela Defensoria Pública, sem prejuízo de eventual ação regressiva.
Tipificação penal do assédio sexual na relação entre professor e aluno
É possível a configuração do delito de assédio sexual na relação entre professor e aluno.
Prazo prescricional da ação indenizatória por desapropriação indireta: regra geral decenal
O prazo prescricional para a ação indenizatória por desapropriação indireta é de 10 anos, em regra, salvo comprovação da inexistência de obras ou serviços públicos no local, caso em que o prazo passa a ser de 15 anos.